Conhecida como a cidade das cachoeiras, Carrancas está localizada na região sul do estado de Minas Gerais. Dezenas de belas cachoeiras colocam a cidade de Carrancas em uma merecida posição de destaque no ecoturismo nacional.
Neste artigo, gostaríamos de apresentar a cachoeira da Zilda, localizada no complexo de mesmo nome (Complexo da Zilda).
O complexo da Zilda está localizado a cerca de 12 km do centro de Carrancas. O acesso é por boas estradas de chão e bem sinalizado. Localizado em um vale, o complexo é composto de diversas cachoeiras que, mesmo em uma simples caminhada, gastaria pelo menos um dia inteiro para conhecer.
Para chegar a cachoeira da Zilda, faz-se necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 10 – 15 minutos. A caminhada de cerca de 500 metros ocorre entre uma mata, caminhos no pasto, passagens sobre pedras e leitos d’água. Não é uma caminhada considerada difícil, mas é recomendável que ela seja feita sempre acompanhados e utilizando-se sapatos não escorregadios. Com paciência, atenção e acompanhamento, a maioria idosos e crianças conseguem percorrer a trilha sem grandes problemas.
Cabe salientar que, de modo a preservar as belezas naturais do local, é proibido levar bebidas alcoólicas, caixas de isopor, churrasqueiras e outras coisas que possam prejudicar aquele habitat.
Por fim, informamos que em janeiro de 2017 não havia nenhuma taxa para acessar a cachoeira da Zilda.
Findada esta parte de apresentação inicial, cabe à vocês mesmos visualizarem e tirarem as conclusões acerca do local. Vejam o vídeo abaixo e preparem a próxima viagem… para Carrancas.